sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

RN será autossuficiente em energia a partir de domingo”, anuncia secretário

A transmissão da energia produzida no Rio Grande do Norte começará a ser direcionada a outros estados a partir do próximo domingo (23). O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Economico, Sílvio Torquato em entrevista ao RN Acontece da Band nesta quinta-feira (20).
"No próximo domingo a linha que liga Extremoz à João Câmara será energizada e a partir desta data, o Rio Grande do Norte será autosuficiente em energia", aponta o secretário.
Na última semana, a linha que interliga Campina Grande, Natal e Extremoz foi ativada e até o dia 9 de março, a linha que atravessa o Ceará, Rio Grande do Norte e chega na Paraíba estará em funcionamento. "As empresas de energia serão interligados aos parques da região litorânea e serrana do Rio Grande do norte", comentou.
Durante a entrevista, o secretário comentou projetos e ações da pasta de Desenvolvimento Econômico como a construção de um novo porto no município de Porto do Mangue. "A ideia é construir um novo porto surgiu da demanda na exploração de minérios que nos últimos anos, movimentou R$ 1 bilhão e 500 milhões", afirmou.

Sílvio Torquato detalhou que o envio de minérios pelos portos de Suape e Pecém encarecia a logística da economia. "A concorrência fez com que fóssemos atrás de uma solução e o novo porto já é uma realidade", justificou.
O novo porto deve entrar em funcionamento em até 2 anos. "Vamos iniciar o processo de lançamento do edital em até 90 dias para licitação da empresa que fará a construção do novo porto", detalhou.

Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
Sobre o aeroporto, Sílvio Torquato afirmou que o equipamento deve ser entregue até 15 de abril. "O acesso norte que liga a BR de Ceará-mirim deve ficar pronto até 15 de abril e até agosto, o acesso ao aeroporto pela Reta Tabajara também deve ser entregue", garantiu Sílvio.
O secretário disse ainda que nas últimas conversas sobre a inauguração do aeroporto e desativação do Augusto Severo, ficou acertado que até depois da Copa haveria uma decisão sobre a desativação do aeroporto Augusto Severo.

ZPE de Macaíba
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) também foi alvo de perguntas ao secretário. Sobre o assunto, Sílvio disse que 26 anos depois da aprovação da ZPE - a primeira do Brasil - nesta sexta-feira (21) será assinado o contrato de concessão. "A ZPE deve entrar em funcionamento em até 300 dias", disse o secretário.
A solenidade de assinatura do contrato será feita na sexta-feira (21), às 11 horas, na Escola de Governo. Assinam o contrato o Governo do Estado, a Prefeitura de Macaíba e a  empresa Unihope Imobiliária, Administração e Construção Civil Ltda que terá a concessão por 25 anos e será responsável pela implantação da infraestrutura, administração e captação de indústrias para se instalar na área.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário