SANGUESSUGAS
A Justiça Federal do Mato Grosso publicou sentença condenatória contra o ex-deputado federal Laíre Rosado pelo seu envolvimento no esquema de desvio dos recursos provenientes de emendas federais destinadas a área de saúde.
Na sentença assinada no dia 9 de julho, passado pelo juiz federal da 7ª Vara Criminal, Paulo César Alves Sobral, Laíre foi condenado por vários crimes somados, totalizando uma pena de 10 anos de prisão.
Segundo o texto da sentença, Laíre ficava com 10% do valor das emendas apresentadas por ele no orçamento federal. Isso resultou em 37 pagamentos feitos diretamente na conta bancária de Laíre ou de pessoas indicadas por ele, com valores entre R$ 5 mil e R$ 155 mil.
Provas
A condenação de Laíre Rosado foi baseada no grande número de provas apresentadas durante o processo. Os depoimentos dos irmãos Vedoin, responsáveis pelo esquema que ficou conhecido como Máfia dos Sanguessugas, disseram que fizeram o acordo com o ex-deputado de repassar 10% do valor das emendas.
Eles informaram os números das contas e os comprovantes de cada transferência feita. Nos autos constam extratos das contas bancárias obtidos pela quebra do sigilo bancário que comprovam os depósitos feitos nas contas indicadas por Laíre.
Segundo a sentença do juiz, a pena de 10 anos de prisão deve ser cumprida em regime semiaberto.
Créditos: Aldo Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário