Enquete realizada de ontem para hoje revelou que 67% dos leitores acreditam que a Estrada da Castanha é, no momento, a obra mais importante para a região.
A luta em torno deste projeto é latente, já tendo sido realizados duas audiências públicas para debater parcerias, uma em Carnaubais e outra em Serra do Mel.
A Petrobras que explora a região se propõe a entrar com o piche, faltando ao governo do estado colocar o projeto em execução e assim concretizar um sonho de todos.
Este pleito é uma bandeira de luta do deputado estadual George Soares (PR) que já apresentou na Assembleia Legislativa requerimento ao governo solicitando a inclusão da obra no orçamento do estado.
Foi George que batizou o trecho entre Carnaubais e Serra do Mel como “Estrada do Camarão”.
A governadora Rosalba chegou a lançar o edital da obra em 2011, mas até agora não foi dado um passo na execução do projeto.
Deputado defende pavimentação como prioridade
Recentemente George Soares propôs a inclusão da obra no PAC II. A Estrada da Castanha está orçada em R$ 60 milhões..
População desconhece importância de ZPE do Sertão
Apesar da imponência do projeto, a população ignora o que DE FATO representa a Zona de Processamento de Exportação que é uma área de livre para comercio. A ZPE do Sertão a ser sediada em Assú, desperta o interesse de apenas 11% na enquete.
Desassoreamento do Rio Piranhas/Açu é anseio de 9%
A dragagem no leito do rio Açu é uma necessidade que se torna mais ululante em período invernoso. A obra já foi solicitada pelos prefeitos ao presidente Lula, porém apesar das promessas do Ministro da Integração, não foi tirada uma pá de areia.
Porto de Granéis desperta interesse em 5 por cento
Uma obra que representa um salto no desenvolvimento regional é o Porto de Granéis, segundo estados, a ser construído no litoral de Porto do Mangue. Todavia, a falta de empenho do setor público em destinar recursos é o grande entrave, embora a iniciativa privada mostre interesse em investir no empreendimento.
Outras prioridades para o desenvolvimento da região
Na enquete, 3% consideram o Aterro Sanitário do Consórcio Regional mais importante. Apenas 1% aposta na Barragem de Oiticica a ser construída em Jucurutu. Já a Fábrica de Barrilha, em Macau, mereceu apenas meio por cento!
Fonte: Blog do Toni Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário