A informação ao seu alcance!

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

ESCOLA ESTADUAL RECEBE PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO



EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA EEPJA
Imagine nossos alunos do 6º ao 8º ano, das Unidades de Ensino da Vila Rio Grande do Norte e da Vila Paraná, da tradicional Escola Estadual Padre José de Anchieta, tendo aulas de LETRAMENTO: Leitura e Produção de Textos; PERCUSSÃO; CAPOEIRA; INSTRUMENTOS COLETIVOS DE CORDA: Violão, Violino; TAEKWONDO E LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS (FEIRAS). Parece sonho mas é o sonho se tornando real.

Há pouco mais de um ano o nosso gestor, prof. Roberto de Araujo tentava junto a coordenadora do Programa Mais Educação na 12ª DIRED, profª Socorro Bezerra a inclusão da EEPJA no sistema do MEC para implantação do Programa, e agora finalmente conseguiram.

As aulas extra-classe será trabalhada por módulos e será no  horário contra-turno do aluno, portanto essas atividades serão desenvolvidas pela manhã em nossa escola. Os alunos atendidos pelo programa serão os de 6º ao 8º ano, mas a equipe gestora já está  pensando na inclusão dos alunos dos 9º ano. A escola será preparada para receber esta demanda no matutino onde oferecerá as aulas de Letramento, Percussão, Capoeira, Instrumentos de Corda, Taekwondo e Laboratório de Ciências. Serão contratados monitores para atender estas necessidades. Após as aulas, os alunos permanecem na escola para o banho e almoço que também será financiado pelo programa.

O Programa chega  a Serra em duas modalidades: A urbana, que funcionará na sede da E E Pe José de Anchieta e a rural, que atenderá os alunos do pólo da Vila Paraná.


"Estou muito feliz, pois estamos nos aproximando daquilo que sonhamos e projetamos para a nossa escola. E com a implantação do Mais Educação que vai atender os alunos do 6º ao 8º ano, onde os mesmos passarão o dia na escola participando de atividades diferenciadas desenvolvendo suas capacidades intelectuais,  culturais e esportivas, formando esses educandos em cidadãos preparados para enfrentar o futuro." Frisou o professor Roberto.

Entendendo o Programa
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Nota do Blog:
Parabenizamos a equipe gestora da EEPJA e que venha continuar a fazer um brilhante trabalho neste ano de 2013.

Fonte; Blog da EEPJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário