Quero deixar bem claro, antes que algum aventureiro lance mão, que não vou torcer contra o selecionado brasileiro de futebol nesta Copa. Sou contra, sim, a realização do Mundial no Brasil. Não pelo evento em si, que espera-se traga dividendos como prometido, mas pela ingerência da Fifa em nosso país.
Fato é que daqui a duas semanas estaremos enfrentando um período de “pão e circo” onde a massa inebriada pelos encantos de nossos craques – assim espero também, não sou hipócrita de dizer o contrário- vai esquecer a conta de luz atrasada, o leite que faltou à mesa para seu filho, o transporte público de péssima qualidade, o caos nos hospitais da rede pública que ocorre em todo o território nacional, a educação que há muito não existe, etc e tal.
Outro dia li que perguntado à época pelo então presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, por que não realizava uma Copa no Brasil, o tambem então presidente da Nação, general João Figueiredo, teria lhe perguntado: você conhece uma favela no Rio de Janeiro ou o sertão do Nordeste? João, o que tem nome estrangeiro, ficou calado. A resposta do general foi clara e seca. Estava ali o motivo pelo qual não se atrevia a promover uma Copa do Mundo no Brasil.
Muitos perguntarão: Barbosa, está com saudades dos generais? De antemão direi que nenhuma. Mas certamente João Figueiredo com a grosseria que lhe era peculiar tinha razão. Aliás, isso já se fazem anos, mas o cenário de favelas e pobreza extrema no sertão brasileiro continua o mesmo. Será que interessa a Fifa mostrar essa realidade. Claro e óbvio que não.
Na verdade teremos não a Copa das Copas, mas a Copa das Ilusões, onde tudo deverá funcionar perfeito – a não ser os protestos de ruas que com toda certeza ocorrerão – , inclusive com o Brasil sagrando-se hexacampeão mundial para delírio da massa, no qual, confesso, até eu me incluo sem nenhum pachequismo. Contudo, repito, para o Brasil conseguir esse êxito não precisava realizar uma Copa aqui, bastava ter um selecionado competitivo, como já provou que tem na Copa das Confederações.
Mas, enfim, o circo da Fifa já está sendo montado para começar. Pra frente Brasil, salve a seleção!
Fonte: nominuto.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário