A informação ao seu alcance!

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Lula admite corrupção na Petrobras, erros de Dilma e compara mensalão a orçamento secreto


Petista aponta erros de Dilma, exalta Alckmin e diz que, caso seja eleito, quem cometer erro 'vai pagar'; candidato criticou Jair Bolsonaro: 'Eu podia ter controlado a PF e não fiz'.

Em entrevista ao Jornal Nacional, petista afirmou que os delatores da Lava Jato “ficaram ricos” por causa de suas confissões.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) admitiu que houve casos de corrupção na Petrobras. Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, o candidato à Presidência criticou o modelo de investigação usado pela Operação Lava Jato para apurar as irregularidades na estatal.

Segundo o petista, os delatores da operação “ficaram ricos” por causa de suas confissões.

“Você não pode dizer que não houve corrupção, se as pessoas confessaram. O que é mais grave é que as pessoas confessaram e por conta de as pessoas confessarem, ficaram ricos por conta de confessar. Ou seja, foi uma espécie de uma delação premiada, você não só ganhava liberdade por falar o que queria ao Ministério Público, como ganhava metade do que você roubou. Ou seja, o roubo foi oficializado pelo Ministério Público, o que eu acho uma insanidade.”

O petista afirmou que a corrupção só veio à tona porque os governos petistas fomentaram os mecanismos de transparência. Lula citou a criação da Lei de Acesso à Informação e do Portal da Transparência como exemplos.

O candidato ainda disse que deu liberdade para a Polícia Federal investigar.

“[A corrupção] só aparece quando você permite que ela seja investigada. Foi no meu governo que a gente criou o Portal da Transparência, que a gente colocou a CGU como (inaudível) para fiscalizar, que a gente criou a Lei de Acesso à Informação, que a gente criou a Lei Anticorrupção. […] O Ministério Público era independente, e a Polícia Federal recebeu do meu governo mais liberdade do que em qualquer outro momento da história.”

CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário