A pesquisa Datafolha desta quinta-feira piorou o clima na campanha do presidente. Na avaliação de integrantes da equipe, a dificuldade de Bolsonaro para avançar se deve, especialmente, à pauta econômica. O levantamento mostra Lula com 49% das intenções de voto e o presidente com 44%, oscilando um ponto para baixo em relação à semana passada.
Pesquisas qualitativas contratadas pelo PL, partido de Bolsonaro, têm sinalizado que a proposta de Paulo Guedes de desvincular o reajuste do salário-mínimo da inflação é o que mais atrapalha o presidente a crescer nesta reta final da eleição. O plano do Ministério da Economia foi revelado pelo jornal “Folha de S. Paulo” e passou a ser explorado na propaganda petista.
No QG de Lula, a leitura é similar. Para coordenadores da campanha petista, a pauta econômica associada ao episódio do aliado de Bolsonaro, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que atirou e lançou granadas contra policiais federais, ao resistir a uma ordem de prisão, foram os fatores que pesaram para que o presidente oscilasse um ponto pata baixo.
Como a expectativa é de que o resultado seja apertado, os petistas comemoraram os números do Datafolha a três dias da eleição.
O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário