A informação ao seu alcance!

terça-feira, 11 de outubro de 2022

Bolsonaro abre 32 pontos de vantagem sobre Lula entre evangélicos. No eleitorado católico, petista lidera


Candidato à reeleição é escolhido por 63% dos integrantes da comunidade evangélica, grupo em que ex-presidente alcança 31%. Leia os números da pesquisa do Ipec.


O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, tem o apoio de 63% dos eleitores que se declaram evangélicos. O chefe do Executivo tem nesse segmento 32 pontos percentuais de vantagem sobre seu adversário no segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que marca 31%. Os dados são da nova pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira.

Numericamente, Bolsonaro nunca esteve tão distante de Lula nas intenções de voto do eleitorado evangélico, grupo em que o presidente tem forte apoio e que foi importante para sua vitória em 2018. O levantamento anterior do Ipec, liberado na semana passada, mostrava o atual chefe do Executivo 30 pontos percentuais à frente de Lula nesse estrato.

Mesmo nas simulações para o segundo turno feitas antes da votação do dia 2 de outubro, não houve em nenhum momento uma disparidade tão acentuada entre os candidatos do PT e do PL. As pesquisas anteriores à disputa no primeiro turno não são diretamente comparáveis com as da nova rodada, mas ajudam a entender o quadro completo da disputa eleitoral.

Para tentar ganhar mais apoio dos evangélicos, a campanha do ex-presidente Lula traçou estratégias específicas com foco nesse grupo, o que inclui a produção de uma carta em que o petista firmará compromissos com os eleitores cristãos. O documento deve ser divulgado já nesta semana.

O levantamento do Ipec mostra que o petista tem melhor desempenho entre os católicos. No grupo que segue a religião mais popular no país, Lula tem apoio de 60% para o segundo turno contra Bolsonaro, que pontua 34%. Em relação à pesquisa da semana passada, o ex-presidente oscilou um ponto percentual para cima nas intenções de voto dessa parcela da população, enquanto o candidato do PL variou dois pontos para baixo.

Contratado pela TV Globo, o Ipec entrevistou presencialmente 2 mil eleitores de 16 anos ou mais em todo o país entre os dias 8 e 10 de outubro. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação BR-02853/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.

O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário