No levantamento anterior, divulgado dia 14, Lula estava um ponto percentual acima, enquanto Bolsonaro estava um ponto percentual abaixo. As oscilações, portanto, ocorreram dentro da margem de erro.
O levantamento foi feito a partir de 1.100 entrevistas realizadas entre segunda (17) e esta terça-feira (18) em todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando o intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-06307/2022.
Aqueles que dizem pretender votar em branco, nulo ou em nenhum candidato somam 6%, e os que afirmam não saber qual dos dois escolher, 2%.
Se considerados apenas os votos válidos, o petista chega a esta etapa da corrida eleitoral com 53% das intenções de voto, e o atual mandatário, com 47%, segundo o Ipespe.
Excluídos nulos, brancos e indecisos, Lula oscilou um ponto para baixo em relação à pesquisa divulgada há uma semana pelo Ipespe, e Bolsonaro, um ponto para cima.
O debate promovido por Folha de S.Paulo, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura no domingo (16), portanto, não teria alterado o desempenho dos dois nas intenções de voto para o segundo.
O impacto do confronto entre presidenciáveis também foi avaliado pelo Ipespe. Dos respondentes, 46% disseram ter assistido ao debate na íntegra ou em parte, 33% não assistiram nem ouviram falar e 21% afirmaram não ter assistido, mas ouvido falar.
Entre os que declaram voto em Jair Bolsonaro, o índice dos que assistiram à transmissão feita pela TV Bandeirantes chega a 53%. Entre os de Lula, esse número cai para 42%.
Na avaliação de 42% dos entrevistados, o atual chefe do Executivo se saiu melhor no debate, contra 41% que apontam Lula como o que teve o desempenho mais satisfatório. Para 10% dos respondentes, nenhum dos dois candidatos foi bem.
A opinião sobre o presidente Jair Bolsonaro melhorou para 27% dos que assistiram ao confronto, piorou para 19% e não mudou para 48%, segundo a pesquisa.
Já a opinião sobre o ex-presidente Lula melhorou para 26%, piorou para 21% e se manteve a mesma para 46% dos entrevistados que viram o debate.
Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário