A informação ao seu alcance!

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Pesquisa Ipec 2º turno (24/10): veja resultados e repercussão

Ipec divulgou pesquisa eleitoral entre Lula e Bolsonaro na última semana do 2º turno. Veja resultado e análise.


Ipec: Lula tem 54%, e Bolsonaro, 46% de votos válidos no 2º turno 

Pesquisa do instituto Ipec, encomendada pela TV Globo e divulgada hoje, mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% de intenção de votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 46%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Votos válidos são calculados com exclusão de brancos, nulos e indecisos.  

Toledo: Ipec e Roberto Jefferson dificultaram aproximação de Bolsonaro e Lula no 2º turno 

O colunista José Roberto de Toledo diz não esperar que os números do próximo Datafolha, que será divulgado na quinta-feira (20), sejam muito diferentes do Ipec. "O efeito da distribuição de dinheiro para consumo teve um impacto pontual e acho que já aconteceu. Não espero que até quinta-feira, salvo novos fatos, haja uma mudança que diminua essa diferença no Datafolha. A pesquisa Ipec mais o Roberto Jefferspn dificultaram uma aproximação ainda maior do Bolsonaro em relação ao Lula", afirma o jornalista.

Caso Roberto Jefferson é mais um tiro no pé de Bolsonaro, diz cientista política 

A cientista política Luciana Santana avalia que o episódio com o ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) foi mais "um tiro no pé" na campanha do presidente Jair Bolsonaro. "Nas primeiras horas, vimos várias lideranças próximas ao partido defendendo as ações do Roberto Jefferson e, ao final do dia, eles tiveram que fechar os seus posts [nas redes sociais] para encerrar o assunto. Isso mostra o quanto a campanha sentiu e estava desencontrada sobre como se comportar diante do episódio", disse.

Bombig: Campanha de Lula nas redes sociais conseguiu atrair os mais jovens 

Analisando o crescimento de Lula entre o eleitorado de 16 a 24 anos (saiu de 53% para 59%), o colunista do UOL Alberto Bombig afirma que os números refletem o bom desempenho do petista nas redes sociais. "Pode não ser a campanha mais redonda do mundo, mas, quando se olha o apoio crescendo entre os jovens, vemos que alguma coisa está dando certo, pois não me parece que os jovens sejam ligados em horário eleitoral gratuito e no noticiário tradicional."

Toledo: Na reta final das eleições, Bolsonaro ainda deve crescer nas pesquisas 

O colunista do UOL José Roberto de Toledo avalia que o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda deve crescer nas últimas pesquisas eleitorais antes do segundo turno. "Na semana final do primeiro turno, o Bolsonaro não cresceu [nas intenções de voto], mas cresceu na pesquisa de véspera", disse Toledo, no programa Análise de Pesquisas. "Aposto na repetição desse padrão porque o Bolsonaro sempre cresce na reta final. Foi assim no primeiro e segundo turnos de 2018, e no primeiro turno de 2022."

47% dos eleitores não votariam em Bolsonaro; Lula é rejeitado por 41% 

A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos ao Planalto. Na última semana, ambos oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro foi de rejeitado por 46% para 47%; já Lula se manteve estável nos 41%.  

Espontânea: Lula tem 48%, Bolsonaro, 42% 

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos previamente, Lula tem 48% das intenções de voto e Bolsonaro, 42%. São os mesmos números apontados pelo levantamento da semana anterior. Os votos em branco e nulo oscilaram de 6% para 5%.  

UOL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário