A informação ao seu alcance!

sábado, 4 de novembro de 2023

O Rio Grande do Norte sem líderes políticos; leia opinião de Sávio Hackradt


Confira a análise de Sávio Hackradt sobre a ausência de lideranças que sejam consideradas pela população na hora da definição do voto.

A última pesquisa de opinião divulgada em Natal mostra que o Rio Grande do Norte não tem mais líderes políticos capazes de conduzir o seu povo. O Instituto DataVero divulgou na semana passada uma pesquisa que procurou identificar quais são as lideranças nacionais e locais com influência sobre o voto do eleitor natalense. O Instituto perguntou ao eleitor: “Em nível nacional, a qual dessas lideranças o (a) senhor (a) atenderia pedido para votar em candidato a prefeito de Natal ?” Como resultado, Lula é o líder disparado, indicado por 41% dos natalenses que podem mudar e/ou direcionar o seu voto para um candidato a prefeito. Depois vem Bolsonaro com 28%.

Em seguida, o Data Vero perguntou: “Em nível estadual, a qual dessas lideranças o (a) senhor (a) atenderia pedido para votar em candidato a prefeito de Natal ?” A esta questão, 33% dos natalenses responderam “a nenhum” e 7,5% não reconheceram nenhum nome como liderança estadual. Das pessoas que indicaram uma liderança estadual por quem seriam influenciadas, a governadora Fátima Bezerra aparece com minguados 15%, seguida pelo atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, indicado por apenas 10% dos eleitores. Dos três senadores do RN, Styvenson aparece com 9%, Rogério Marinho com 7% e Zenaide com 2%. Também é assim quanto aos ex-governadores e ex-senadores Garibaldi Filho e José Agripino, o primeiro com 9% e o segundo com 5% de citações dos eleitores natalenses.

Impressiona o desprestígio dos políticos potiguares no maior colégio eleitoral do Estado. Influenciar o eleitor natalense sempre foi importante para ser forte no resto do RN, afinal, Natal detém 23% do seu eleitorado. Os atuais detentores de mandatos não conseguiram firmar uma liderança em Natal, o que mostra a cidade livre do cabresto político, das estruturas de poder do governo do Estado e da prefeitura de Natal. O eleitor manda um recado para os atuais senadores, dizendo claramente que não tem porque ouvi-los na hora do pedido do voto. O natalense também é duro com os dois ex-governadores e ex-senadores Garibaldi Filho e José Agripino, ignorando–os como as lideranças expressivas que foram num passado recente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é hoje o único líder político com prestígio junto ao eleitorado natalense e, por consequência, no Rio Grande do Norte. É desconfortável a posição da governadora, do prefeito de Natal e do restante dos políticos potiguares, diante dos eleitores que deveriam liderar. Se nenhum dos nomes citados é capaz de influenciar significativamente o maior colégio eleitoral do Estado, que é a capital, Natal, só lhes resta acreditar que ainda existe o voto de cabresto nos grotões dos pequenos municípios potiguares.

Sem líderes políticos capazes de influenciar o eleitorado, Natal e o Rio Grande do Norte são campos férteis para a construção de novas lideranças. O último líder político do Estado está no cemitério Morada da Paz: Aluízio Alves. Este sim exerceu liderança até o fim. Quem lidera Natal sempre teve influência no resto do Estado. É só olhar a história política do Rio Grande do Norte.

Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário