A informação ao seu alcance!

terça-feira, 26 de março de 2024

Maiores cidades do Estado desenham quadro eleitoral


Os três únicos municípios do Rio Grande do Norte com mais de 100 mil eleitores, Natal, Mossoró e Parnamirim têm, praticamente, definidos os nomes dos pré-candidatos a prefeitos às eleições de 6 de outubro, com homologações nas convenções partidárias entre fim de julho e começo de agosto.

Com cerca de 580 eleitores, Natal conta com quatro pré-candidatos declarados – os deputado federais Paulinho Freire (União Brasil) e Natália Bonavides (PT), o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) e o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), mas no fim de semana foram oficializados nomes de pré-candidatos em Mossoró e Parnamirim, que possuíam até fevereiro cerca de 209 mil e 155 mil eleitores, segundo dados da Justiça Eleitoral.


Em Mossoró, o Partido Liberal oficializou, no sábado, a pré-candidatura do ex-vereador Genivan Vale ao pleito majoritário, que agora se soma ao vereador Zé Peixeiro (Republicanos), a ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e a deputada estadual Isolda Dantas (PT) como eventuais candidatos de posição ao prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que é pré-candidato à reeleição.

Em entrevista a uma emissora de rádio em Mossoró, Genivan Vale também informava que já nesta terça-feira (26), iniciava diálogo político sobre indicações de um pré-candidato a vice-prefeito: “Estamos conversando com todos os partidos que já se declararam que não participarão do arco de alianças do prefeito”.

Genivan Vale afirmou, inclusive, que não procurou diretamente a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, mas admite já ter conversado com o vice-presidente estadual do PP, ex-deputado federal Beto Rosado, bem o Podemos, cujo presidente estadual, senador Styvenson Valentim “nos comunicou que o partido saiu da base do prefeito”.

Vale disse, ainda, que está dialogando com o líder da oposição na Câmara Municipal de Mossoró, vereador Tony Fernandes (Avante).

O ex-vereador Genival Vale disse que sua pré-candidatura, como declarou o presidente estadual do PL, senador Rogério Marinho, “é sem volta”, e mesmo para aqueles que não acreditam, lembra que a mesma coisa ocorreu em 2020 com o então deputado estadual Allyson Bezerra enfrentou a ex-prefeita Rosalba Ciarlini, e agora é prefeito: “Do mesmo jeito estamos com o grupo em que podemos apresentar uma pré-candidatura competitiva”, otimizou.

“Sabemos que iremos enfrentar uma máquina poderosa, um candidato muito bem avaliado, mas esperamos que com o debate, mostrar que podemos oferecer, receber a simpatia de parte do eleitorado mossoroense”, disse Vale.

O pré-candidato do PL a prefeito de Mossoró declarou que em várias oportunidades, teria dito que gostaria de continuar ajudando a cidade como empresário e dirigente da CDL, gerando emprego e renda, “mas mas existe missões que não podemos fugir, agora estamos com essa missão de representar uma parcela da sociedade que não aceita algumas coisas que um lado da politica está tentando impor a todos nós”.

Parnamirim
Já em Parnamirim, o prefeito Rosano Taveira (Republicanos) havia anunciado, na sexta-feira (22), apoio à pré-candidatura do apresentador de TV e ex-vereador natalense Salatial de Souza a sua sucessão nas eleições de 6 de outubro.

“Depois de muitas análises e pesquisas dos requisitos que (pré-candidato) precisa preencher, Salatiel foi escolhido. Procuramos ver o que seria melhor para Parnamirim”, dizia Taveira.

O senador Rogério Marinho disse que a pré-candidatura de Souza “é ação do PL nacional e do Rio Grande do Norte, que reafirma compromisso com os valores e anseios das famílias, visando uma gestão que traga prosperidade ao município e ao povo parnamirinense”.

A vice-prefeita Kátia Pires (União Brasil) esperava apoio do prefeito Taveira, foi às redes sociais dizer que continua sendo pré-candidata à prefeita. “Ainda que coisas aconteçam e entraves te impeçam de avançar, jamais desista daquilo que grita dentro de você. Sigamos em frente, ao lado do povo de Parnamirim”, disse.
A professora Nilda também mantém pré-candidatura à prefeita de Parnamirim pelo Solidariedade, depois que na sexta-feira (22), foi anunciado apoio do MDB por intermédio do presidente estadual do partido, vice-governador Walter Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário