Segundo a prefeita, que é bolsonarista, o material foi jogado no lixo por supostamente “induzir” crianças e adolescentes a “valores que a gente não acredita”.
A atitude foi tomada por Juliana Maciel, prefeita da cidade de Canoinhas. Ela se filiou ao PL em novembro de 2023 com a benção do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e de Jair Bolsonaro.
Conforme o vídeo (veja abaixo), a prefeita joga no lixo o livro “Aparelho Sexual e Cia”, o mesmo criticado por Bolsonaro em uma entrevista ao Jornal Nacional durante a campanha eleitoral de 2018. Prefeita chama livros de “porcaria”.
Na gravação, Juliana aparece jogando fora os livros os quais chama de “porcaria”. Ela também culpa o PT por colocar as obras, consideradas por elas inapropriadas, na biblioteca da cidade catarinense.
“Mais uma vez o governo do PT faz esse tipo de coisa. Bota ao adolescente, bota a criança, induz a coisa que não é dos valores que a gente acredita. Não é o que a família quer que ele aprenda. Não é o que uma criança ou até uma adolescente precisa ler em uma biblioteca. Aqui em Canoinhas a gente jogou esse tipo de porcaria no lixo”, diz a prefeita.
Juliana ainda conclamou outros prefeitos a fazer uma “limpa” em outras bibliotecas que fazem parte do programa do governo federal e retirarem livros semelhantes de circulação.
“Agora, quero alertar todos os prefeitos que estão assistindo. Por favor, se você tem Mundoteca aí na cidade de vocês. Façam um pente-fino nesses livros para ver se vocês não estão sendo enganados mais uma vez por essa política do que a gente não acredita, que não prega valores para nossas crianças e nossos adolescentes. E façam uma limpa ai”, completou.
* O livro - Aparelho sexual e cia.: Um guia inusitado para crianças descoladas.
Falar sobre amor e sexo com os jovens não é fácil. Mas apesar de toda a complicação, essa é uma conversa necessária e inevitável, afinal a informação correta é o maior inimigo dos problemas – dos mais diversos tipos -- que os jovens podem vir a enfrentar. Com o humor do celebrado personagem de quadrinhos francês Titeuf (na versão brasileira, Tito) e o rigor científico adequado, este guia é uma alternativa original para pais e professores em apuros. Geralmente, os adolescentes sabem menos sobre amor e sexo do que os adultos imaginam. Como é estar apaixonado? Como se beija na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? Como nascem os bebês? Essas e muitas outras questões intrigantes são explicadas neste guia, com bastante humor mas também com sólida base pedagógica, rigor científico e delicadeza. Inspirado nas aventuras do personagem de histórias em quadrinhos Titeuf - sucesso absoluto na Europa, com onze livros publicados, que venderam mais de dezesseis milhões de exemplares -Aparelho sexual e cia. traz o humor típico das tiras do personagem sem cair em moralismos ou clichês.A obra trata de todos os aspectos da sexualidade na linguagem do público a que se destina: a paixão, as mudanças da puberdade, a transa, a contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia e incesto são alguns dos temas esclarecidos. Com mais de um milhão e meio de exemplares vendidos, e publicado em quinze línguas diferentes, este guia é para todos aqueles que procuram uma maneira nova e mais atraente de informar os jovens sobre assuntos da maior importância.
Sobre o Autor
Zep nasceu na Suíça, em 1967, e se formou na Escola de Artes Aplicadas de Genève. Em 1992, ele criou a série de Titeuf por acaso, desenhando lembranças de infância num caderno de croquis. A primeira tira foi publicada em um fanzine, mas logo recebeu uma proposta para que fosse lançada pela editora francesa Glènat. Esse é o começo da história de sucesso de Titeuf, que se tornou um fenômeno mundial, com mais de 20 milhões de livros vendidos. Com Hèléne Bruller, além de Aparelho sexual e cia., Zep lançou Les minijusticiers.
Hélène Bruller é francesa, formada em artes aplicadas. É escritora e roteirista de histórias em quadrinhos. Além de Aparelho sexual e cia., já publicou diversos títulos na França e mundo afora, entre eles: Les Autres Filles, Les Mecs des autres filles, Les Minijusticiers (com Zep, que também ilustrou Aparelho sexual e cia.), Hélène Bruller est une vraie salope e Love.
Metrópoles
Nenhum comentário:
Postar um comentário