A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Professores da rede estadual anunciam início da greve no RN

 


Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, através do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), aprovaram, na tarde desta terça-feira (25), a greve dos trabalhadores da educação. A decisão foi tomada durante a Assembleia de Deflagração da Rede Estadual, que ocorreu na Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill.

A categoria exige, em contraproposta ao Governo do RN, o reajuste do Piso Salarial de 6,27% para o mês de março, além do pagamento do retroativo acumulado entre fevereiro e março.

No último dia 19, os profissionais da educação rejeitaram a proposta oferecida pelo Governo do Estado, que propusera o aumento salarial de 2% em março e 4,27% em dezembro de 2025, além da implantação do piso salarial para toda a categoria, inclusos ativos e aposentados.

“Foi deflagrada a greve da Rede Estadual de ensino. A deflagração ocorreu durante Assembleia na tarde desta terça-feira (25). Entre outros encaminhamentos, a categoria aprovou a seguinte contraproposta para o Piso Salarial de 2025: 6,27% em março + o retroativo acumulado entre fevereiro e março. Essas deliberações serão encaminhadas ao Governo por meio de ofício”, diz publicação do Sinte na rede social Instagram, realizada no fim da tarde desta terça.

O Piso Salarial Profissional Nacional do magistério público da educação básica foi reajustado em 6,27%. O valor mínimo definido pelo Ministério da Educação (MEC) para o exercício de 2025 é de R$ 4.867,77 para a rede pública de todo o país, com jornada de 40 horas semanais. A Portaria nº 77/2025, que define o novo piso salarial dos professores da educação básica, foi publicada no dia 31 de janeiro. Como os salários dos professores são pagos pelas redes de ensino, cada estado e município precisa oficializar o valor por meio de uma legislação própria.

Posição do Governo

“O Governo do Estado do Rio Grande do Norte reafirma seu compromisso com a garantia do piso salarial do magistério e a valorização e preservação da carreira, como tem sido feito ao longo de toda a nossa gestão.

Em decorrência de uma ação do Ministério Público, o governo tem tratado com toda prioridade e transparência através do diálogo constante com o MP e o Sindicato dos Professores, num esforço contínuo de manter a aplicabilidade do piso como vem sendo feito desde o início do mandato assegurando os princípios da integralidade e da paridade salarial. Nesse contexto, já foram realizadas diversas reuniões e apresentadas propostas ao Sindicato da categoria com o objetivo de assegurar um reajuste de 6,27%, o que, ao final de 2025, resultará em um ganho acumulado de 98,25% para a categoria, considerando o período de 2019 a 2025. Este reajuste com base na Lei 11.738, a qual instituiu o piso salarial nacional, representa uma conquista histórica para a categoria e o compromisso do governo com a valorização dos educadores.

Além do piso, o governo tem promovido progressões e promoções na carreira dos profissionais da educação, demonstrando, mais uma vez, seu compromisso com o fortalecimento da carreira docente. Importante também ressaltar que, sob esta gestão, o Rio Grande do Norte foi o estado que mais investiu em construções, reformas e manutenções das escolas, buscando proporcionar um ambiente de ensino mais adequado para alunos e professores.

O Governo do Estado reafirma seu compromisso em manter o piso salarial do Magistério, preservando a carreira, assegurando a valorização continua dos professores e buscando soluções responsáveis e sustentáveis para atender às demandas da categoria, sempre respeitando o equilíbrio financeiro e os dispositivos legais vigentes”.

Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário