A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cerca de 60% das vagas da UFRN são preenchidas na 1ª chamada

Instituições públicas de ensino superior finalizam a primeira fase de matrícula dos aprovados no Sisu com tranquilidade e  quase metade das vagas preenchidas. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi a que fechou o dia com melhor resultado: cerca de 60% das vagas foram preenchidas. Já o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) teve 51% de ocupação das vagas e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), 45%. As vagas remanescentes serão preenchidas em uma segunda chamada a ser divulgada na próxima segunda-feira, 27.
Emanuel AmaralUFRN ofertou nessa primeira chamada 4.309 vagas em 88 cursosUFRN ofertou nessa primeira chamada 4.309 vagas em 88 cursos

Nesta 1ª edição de 2014, o Sisu ofereceu 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas. As vagas foram disputadas por 2.559.987 inscritos. Na UFRN, foram ofertadas 4.309 vagas em 88 cursos, distribuídos nos campi de Natal, Macaíba, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. No IFRN, foram oferecidas 240 vagas em 6 cursos - 40 vagas em cada um. Destes, 124 alunos se matricularam, as demais vagas - 116 - serão disponibilizadas em 2ª chamada. Na Ufersa, foram ofertados 2.500 vagas divididas em 24 cursos nas cidades de Mossoró, Carúbas, Angicos e Pau dos Ferros.

Segundo Adelardo Medeiros, pró-reitor de graduação da UFRN,   o índice de matrículas na universidade foi muito alto comparado a média geral em outras cidades e até mesmo a média das edições anteriores da seleção pelo Sisu na UFRN – desde 2013 a universidade se inseriu nesse novo sistema de seleção. “Nas outras edições chegávamos a 40% na primeira chamada”, aponta.

Medeiros alerta para problemas pontuais que ocasionaram a não matrícula de alguns candidatos nestes três dias, mas que poderiam ser evitados se dado maior atenção. “Não foi uma alta quantidade de pessoas, mas para quem perde a possibilidade de ingressar no curso superior é uma tragédia”, relata. “Os principais problemas foram a falta de documentação”, diz Medeiros. A falta do comprovante de quitação militar, histórico ou diploma de ensino médio, e renda familiar (para cotistas), impede o aluno de se matricular e o coloca como desistente.

Carlos Oliveira, 18, aprovado em Tecnologia da Informação quase perdeu sua chance de ingresso na UFRN. Ele ainda não obteve o diploma de concluinte do ensino médio por ocasião do prolongamento das aulas em sua escola, IFRN Caicó, mas  conseguiu uma liminar na justiça que o autorizou a se matricular. “Só me falta apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Estou quase dois meses atrasado por causa de duas greves no IFRN”, relata Carlos.

Para estudantes que ainda esperam uma vaga, na segunda-feira, 27, será publicada, no site do Sisu, a lista dos aprovados para a segunda chamada e nos dias 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro serão as matrículas. Para os futuros alunos da UFRN, é necessário atenção no cronograma do cadastramento. Cada curso tem um dia e turno definido para matrícula, divididos nos dois primeiros dias. O terceiro dia é separado para os retardatários, quando não há fracionamento dos cursos. O candidato que foi selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, mesmo que tenha feito a matrícula, continuará concorrendo nesta segunda chamada à vaga que escolheu como primeira opção.

O sistema de horários será o mesmo. Os aprovados devem comparecer das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no prédio anexo ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFRN. O local fica próximo à Praça Cívica do campus central, em Natal. Depois disso, a última chance será a lista de espera. Entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro fica aberto o prazo para adesão à lista, pela internet. A convocação será a partir de 11 de fevereiro, sob responsabilidade de cada instituição. A participação na lista pode ser feita apenas na primeira opção de vaga do candidato.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário