A informação ao seu alcance!

sábado, 18 de janeiro de 2014

Matrículas seguem até terça-feira

 
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estima que duas mil pessoas tenham comparecido ontem à instituição no primeiro dia de matrículas dos aprovados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A expectativa é que os números se repitam no segundo dia, na próxima segunda-feira. O processo de matrículas em todo o país começou ontem, nas instituições de ensino superior que compõem o sistema. No Rio Grande do Norte, os calouros dos campi de Natal e Macaíba foram os primeiros a se matricularem neste ano. A UFRN disponibilizou 4.309 vagas em 88 cursos, para 2014.
Os aprovados devem comparecer das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, num prédio anexo ao Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) da UFRN. O local fica próximo à Praça Cívica do campus central, em Natal. As matrículas seguem na segunda e terça-feira, respectivamente dias 20 e 21.

Já os alunos que cursarão suas graduações em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz terão apenas os dias 20 e 21, das 8h às 11h e das 14h às 17h, para garantirem suas vagas no ensino superior. Eles deverão se dirigir ao Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (Ceres), nos campi de Caicó e Currais Novos, e à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz.

Cópias

Em todas as chamadas, os períodos de matrículas serão divididos de acordo com os cursos, conforme consta no edital de cadastramento do Sisu. É possível encontrar o cronograma no site sisu.ufrn.br. O pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo de Medeiros, orienta os estudantes a lerem o edital para se informarem bem. “O aprovado deve ler o edital de cadastramento, verificar todos os documentos e lembrar de trazer cópias autenticadas”, afirmou.

Segundo o edital do Sisu, “o cadastramento somente ocorrerá se o interessado entregar, todos e de uma só vez, nos prazos, horários e locais estabelecidos”, cópias legíveis e autenticadas de: carteira de identidade; CPF – dispensável, caso o RG já contenha o número –; e diploma, certificado ou certidão de conclusão do Ensino Médio.
Também é preciso a carteira de reservista, que prova que o aprovado está em dia com as obrigações relativas ao serviço militar – para homens menores de 45 anos –; de certidão de quitação eleitoral, fornecida pela Justiça Eleitoral. Ainda há um caso especial para aqueles que não puderem comparecer: é só levar uma procuração autenticada em cartório dando o poder a uma outra pessoa substituta realizar os procedimentos de cadastramento.

Quem for cotista, deve levar documentos adicionais, dependendo de que grupo esteja inserido. Neste ano, 37,5% das vagas são para quem estudou todo o Ensino Médio em escolas públicas, e, no interior, ainda há uma cota que previu um bônus de 20% na nota final para quem mora no interior e vai fazer a graduação na própria região.

Todos os documentos são importantes para a realização do cadastramento. O estudante vai para uma sala no anexo do DDRH, apresenta o material e se cadastra. Imediatamente após, ele é encaminhado a uma outra sala, onde enfim realiza a matrícula de ingresso na UFRN.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário