A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Rosalba Ciarlini atribui atrasos em obras do Governo do Estado a questões burocráticas

 
Restauração do Teatro Lauro Monte Filho. Reforma do Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral e do Hospital Rafael Fernandes. Implantação de leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Duplicação da RN-013, que liga Mossoró a Tibau. Construção de Centro Estadual da Educação Profissional e Tecnológico, no conjunto Walfredo Gurgel. Essas são algumas das obras anunciadas pelo Governo do Estado em Mossoró nos últimos anos, algumas delas com previsão inicial de entrega para 2013, prazo não cumprido. Na manhã de ontem, 21, a chefe do Poder Executivo estadual, Rosalba Ciarlini, esteve na cidade e justificou o atraso na conclusão dos serviços.
"Nós estamos com várias obras chegando à fase final, como a duplicação da RN de Tibau. Obra é uma coisa que você tem prazo para começar, mas obras públicas muitas vezes são paralisadas ou andam em um ritmo menor por uma questão burocrática, uma licença, o recurso que a parcela não chegou, mas o importante é que está sendo feita", afirmou a governadora enquanto liberava o tráfego sobre a ponte da Barragem de Genésio, duplicada com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Rio Grande do Norte, através do projeto do Complexo Viário da Abolição.
Rosalba Ciarlini, acompanhada de Kátia Pinto, titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), revelou ainda que o Complexo Viário só deverá ser oficialmente inaugurado em maio deste ano. "Esta, por exemplo, é uma obra que encontrei parada há mais de um ano, veja o tempo que se perdeu. O viaduto do Santa Delmira será entregue em 30 dias. A cada mês terão novas etapas sendo cumpridas", relatou.
Em relação ao Teatro Lauro Monte Filho, cuja reforma foi anunciada em setembro de 2012, com previsão de conclusão para 300 dias, a governadora garantiu que os serviços serão acelerados a partir de agora. "A rodoviária também está chegando ao final das obras, o que deve acontecer até maio. O teatro agora entra em um ritmo mais acelerado", enfatizou, acrescentando que a ampliação do HRTM encontra obstáculos burocráticos.
"O Rafael Fernandes está chegando ao final. Já o Tarcísio Maia é uma questão burocrática, mas estamos conversando com os entes envolvidos para que possamos dar andamento. O recurso existe, é uma questão burocrática".
Governadora visita obras em andamento
Após liberar a duplicação da ponte sobre o rio Mossoró, Rosalba Ciarlini visitou as obras do Centro Estadual da Educação Profissional e Tecnológico, no conjunto Walfredo Gurgel, que está com 23% dos serviços executados e deve ficar pronto em novembro deste ano, com investimento estimado em R$ 6,5 milhões.
"O Centro é fruto de um convênio com o MEC, a obra tinha sido licitada e conveniada no governo passado, e o projeto estrutural estava com algumas não-conformidades. Foi solicitada ao FNDE alteração no nosso convênio, em que pudesse agregar valores reais e necessários, e esse trâmite durou quase um ano e quatro meses. Isso demonstra a parte burocrática em executar uma obra conforme licitada", detalhou a secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto.
Na sequência, a governadora e auxiliares acompanharam ainda as obras de duplicação da RN-013.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário