A informação ao seu alcance!

domingo, 31 de dezembro de 2017

A falta de pessoal de apoio, implicará no inicio do ano letivo 2018 da E E Pe José de Anchieta

A Escola Estadual Padre José de Anchieta é a única escola da rede estadual de ensino na cidade de Serra do Mel,  criada em 18 de abril de 1972, pelo então então governador Cortez Pereira. De lá para cá a Escola sempre foi palco das discussões, das lutas, da resistência e de muitas conquistas de um povo trabalhador, batalhador e vitorioso por sobreviver grandes dificuldades como a seca, entre outras em Serra do Mel. Após a fundação do município em 1988, o chão da Escola foi se resumindo apenas ao papel de instituição educacional, pois, uma nova conquista, "o velho projeto de colonização" agora vira cidade. Secretarias municipais foram criadas de acordo com as necessidades para solucionar e/ou amenizar os problemas da população desta cidade.

No tocante as dificuldades da própria Escola, a falta de professores sempre foi um problema crucial. Com a municipalização do 1º ao 5º ano, surgiu o inverso, a sobra de professores e de funcionários. Mas, o tempo chega para todos. E de 2010 para cá, já se aposentaram mais de 20 funcionários que trabalham no apoio e mais de 20 professores. No último dia, 01 de novembro de 2017, se aposentaram três merendeiras e três zeladoras, nos restando duas merendeiras, uma na porta da aposentadoria e três zeladora, destas, duas vivem de atestado médico e aguardam aposentadoria.

Uma Escola com uma estrutura física enorme - 15 salas de aulas, laboratórios de ciências, informática (sem computador), biblioteca, 9 banheiros, setor administrativo com 7 salas, 3 depósitos, cozinha, dispensa e área de alimentação e 5 pátios. Diante de uma estrutura desta é impossível manter a Escola limpa com 3 zeladores.

Para concluir o ano letivo, a vice-diretora, Ana Paula, os estudantes do curso técnico de informática e o porteiro foram ajudar a zeladora que restou a fazer a limpeza das salas de aulas e dos banheiros dos estudantes. As supervisoras (apoio pedagógico) e auxiliares de secretaria faziam a limpeza da área administrativa e a auxiliar de sala de leitura da biblioteca.

A Escola funciona os três turnos - manhã com o curso técnico de informática, a tarde com o ensino fundamental II e médio e a noite com a EJA - Educação de Jovens e adultos (fundamental II e médio), com um público de 830 estudantes ao todo.

Uma auxiliar de secretaria fazia a merenda a noite para os alunos da EJA.

A direção da Escola informou e solicitou da 6ª DRAE - Diretoria Regional de Alimentação Escolar, a 12ª DIREC - Diretoria Regional de Educação e Cultura e a SEEC - Secretaria de Estado da Educação e da Cultura a contratação de pessoal para suprir a necessidade, cobrindo a vacância dos aposentados, mas até o momento nenhuma resposta. E os gestores prof. Roberto de Araujo e profª. Ana Paula com o respaldo do Conselho Escolar não iniciará o ano letivo em 19 de fevereiro de 2018, como programado no calendário escolar, sem a contratação do pessoal de apoio para fazer a merenda e manter a Escola limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário