A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, aprovou, neste sábado (12/6), o envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen ao Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da vacina da Janssen em 31 de março de 2021.
A previsão é a de que os imunizantes cheguem nesta terça-feira (15/6) ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O envio das doses já era aguardado pelo Ministério da Saúde, conforme informou o ministro Marcelo Queiroga em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado Federal.
Em 15 de março de 2021, o país fechou um acordo no qual vai receber 38 milhões de doses desse imunizante, o único em uso no Brasil que será aplicado em dose única. A Johnson & Johnson anunciou que o imunizante teve 66% de eficácia em prevenir casos moderados e graves.
O que estava sendo discutido era o prazo atual de validade da vacina avalizado pela agência, de três meses. A proposta da empresa é ampliar para quatro meses e meio, que já foi aprovado pela FDA.
Excesso de doses
O governo dos Estados Unidos chegou a interromper o envio aos estados de novos embarques de vacinas da Janssen. A medida é um dos passos das agências federais para ajudar a limpar o estoque de doses não utilizadas antes que elas vençam.
Estado de Minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário