A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Barroso afirma não ver condições para golpe no país


Simplesmente não há causa para um golpe', disse o ministro do STF e presidente do TSE. Declaração foi dada em meio à crise entre o Judiciário e o presidente Jair Bolsonaro.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (25) não ver condições para um golpe no país.
O ministro participou de um evento sobre fake news e democracia.

“As pessoas me perguntam se tem risco de golpe. Eu gostava de dizer que não. E gosto de dizer que não. E acho que não. Mas o número de vezes que me perguntam isso começa a me preocupar. Mas eu não vejo condições para um golpe no Brasil, simplesmente porque não há uma causa para se dar um golpe”, afirmou Barroso.

Segundo Barroso, apesar de “turbulências artificialmente criadas”, as instituições brasileiras estão funcionando. “Democracia significa que quem perde hoje não perde seus direitos fundamentais e pode ganhar amanhã”, acrescentou.
O ministro disse também considerar que limites institucionais podem ter sido sobrecarregados, mas que estão “bem traçados”.

As afirmações ocorrem em meio a ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, a ministros do Supremo. Bolsonaro chegou a dizer que apresentaria um pedido de impeachment de Barroso ao Congresso. De acordo com o blog do Valdo Cruz, o presidente desistiu, por ora, dessa ideia.

Bolsonaro, no entanto, apresentou pedido de impeachment em relação ao ministro Alexandre de Moraes, também do STF.

Sobre o pedido, Barroso disse que “limitar a Constituição é limitar o poder”. Disse ainda e que “sempre há uma tensão entre Executivo e Judiciário”, que, numa democracia, é absorvida de forma civilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário