A seleção brasileira de vôlei feminino tem um grande desfalque para a fase final das Olimpíadas de Tóquio. Na noite desta quinta (manhã de sexta no Japão), o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a suspensão provisória da oposta Tandara. Segundo o comunicado, a jogadora cometeu "potencial violação da regra antidopagem" em exame realizado dia 7 de julho no centro de treinamento da CBV em Saquarema.
Tandara retornará ao Brasil ainda nesta sexta-feira. Logo mais, às 9h, a seleção brasileira enfrenta a Coreia do Sul pela semifinal. Antes, à 1h, jogam Sérvia x EUA pela outra semi. Procurada pelo ge, a oposta não quis se pronunciar sobre o caso. Segundo a própria atleta, ela precisa entender o que aconteceu antes de manifestar-se sobre a suspensão.
A ABCD prevê violação das regras antidoping nas seguintes situações:
Presença de uma substância proibida, de seus metabólitos ou marcadores na amostra de um atleta
Uso ou tentativa de uso de uma substância ou método proibido por um atleta
Fuga, recusa ou falha em se submeter à coleta de amostras
Falhas de localização
Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem
Posse de uma substância ou método proibido
Tráfico ou tentativa de tráfico de uma substância ou método proibido
Administração ou tentativa de administração a um atleta em competição de qualquer substância ou método proibido, ou administração ou tentativa de administração a um atleta fora de competição de qualquer substância ou método proibido fora de competição
Cumplicidade
Associação proibidaO COB não informou qual foi o tipo de violação cometido pela atleta nem se foi encontrada alguma substância proibida no exame da jogadora de 32 anos. O Comitê disse apenas que recebeu uma notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na última madrugada.
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), por sua vez, lamentou o fato, confirmando que recebeu notificação da ABCD a respeito de uma potencial violação de exame antidoping cometido por Tandara. A entidade disse ainda que "aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial".
A seleção brasileira não corre riscos de sofrer punições por conta da suspensão de Tandara. Em esportes coletivos, o país só é punido em caso de três atletas ou mais forem flagrados em exame antidoping. Como o exame de Tandara foi feito em período fora de competições, não há a possibilidade de punição à seleção.
É importante ressaltar que o exame de Tandara foi feito no dia 7 de julho, quando a jogadora estava concentrada com o restante da equipe no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema. Ou seja, fora de período de confirmação oficial. Toda a seleção, que se apresentou dois dias antes, foi testada. O ge também procurou a ABCD para maiores informações sobre o caso. Chama a atenção a forma da divulgação, acusando uma "potencial violação da regra antidopagem", sem definir a substância que o exame teria acusado. Ainda não há, porém, uma posição da agência.
Confira a nota oficial do COB:
O Comitê Olímpico do Brasil recebeu nesta madrugada no Japão, através da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), a notificação quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela atleta Tandara Caixeta, da seleção feminina de voleibol. O teste foi realizado no período fora de competição no centro de treinamento da modalidade em Saquarema no dia 7 de julho. Tandara retornará ao Brasil.
A equipe feminina de voleibol disputa partida semifinal dos Jogos Olímpicos contra a Coréia do Sul esta noite, 8/8, às 21h (Japão).
Confira a nota oficial da CBV:
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu, na noite desta quinta-feira (05.08), no horário do Brasil, notificação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) quanto à suspensão provisória por potencial violação de regra antidopagem pela oposta Tandara, da seleção brasileira feminina.
A CBV lamenta que a atleta, campeã olímpica e uma das principais referências da equipe brasileira, atravesse este momento, e aguarda os resultados dos trâmites processuais, cujo conteúdo é de caráter particular da atleta e confidencial.
A seleção feminina entrará em quadra nesta sexta-feira (06.08), às 9h (Horário de Brasília), para a disputa da semifinal contra a Coreia do Sul. No Japão, o grupo já vive o dia da partida decisiva.
Globo Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário