A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Em 1993, Lula e Jereissati discutiram chapa PT-PSDB com apoio de Ciro Gomes


A discussão em torno de uma possível chapa Lula-Alckmin está agitando a arena política e a mídia nestes tempos nebulosos de formação de alianças para a campanha de 2022. Poucos levam em consideração que esta não será mais uma eleição qualquer. 

Vivemos tempos de guerra, em que o povo está passando fome, com o desmonte das estruturas de governo e das políticas públicas em todas as áreas, que colocam em risco o futuro do país.

Desde que se começou a falar dessa possibilidade, revelada pela coluna da Mônica Bergamo, ataques vieram de todos os lados, à esquerda e à direita, como se isso fosse uma aliança inédita, um frankenstein político. Não entendo a razão de tanta estranheza. Pois Pois seria bom lembrar que, há quase três décadas, por pouco não foi lançada uma chapa PT-PSDB para disputar as eleições de 1994. 

Eu estava no almoço, na Cantina do Mário, no bairro do Ipiranga, pouco antes do Natal de 1993, em que se reuniram Lula, Tasso Jereissati e Ciro Gomes para a formação de uma chapa com os dois partidos. 

Lula era o favorito nas pesquisas para o ano seguinte. Tasso e Ciro eram políticos em ascensão no PSDB, com muito prestígio no Nordeste.

Ao ficar sabendo de uma possível chapa Lula-Tasso, Fernando Henrique Cardoso correu por fora, aliou-se ao PFL de ACM, com as bênçãos de Roberto Marinho, e começou a preparar sua candidatura, tendo Marco Maciel como vice. Eleito e reeleito presidente no primeiro turno, surfando no Plano Real do governo Itamar Franco, FHC tornou-se o primeiro e último tucano a vencer uma eleição presidencial. 

Hoje, Lula é novamente candidato, depois de conquistar dois mandatos e eleger a sucessora. FHC está fora de combate. Alckmin perdeu duas eleições presidenciais e está de saída do PSDB, ainda sem saber para onde vai. Tasso comandou a campanha derrotada de Eduardo Leite nas prévias do PSDB. - Veja mais em Notícias UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário