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segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Brasmarket divulga nova pesquisa eleitoral para presidente; confira


Levantamento da empresa Brasmarket sobre o segundo turno da corrida presidencial, divulgado nesta segunda-feira (24), mostrou o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, com 47,7% das intenções de voto. O candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, estava com 41,8%. A margem de erro geral da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Considerando apenas as intenções de votos válidos (excluindo os votos em branco, nulo e eleitores indecisos), Bolsonaro teria 53,3% e Lula, 46,7%.

Nota da redação: No primeiro turno, a Brasmarket apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 45,4% das intenções de votos válidos (excluídos brancos, nulos e indecisos), e que Lula tinha 30,9%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos – muito distante da margem de erro alegada. Bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos. A maioria dos institutos não conseguiu retratar o comportamento do eleitor no primeiro turno. Leia mais aqui.

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos totais)

Jair Bolsonaro (PL) - 47,7%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 41,8%

Nulo/branco/nenhum - 5,2%

Não sabe/não respondeu - 2,9%

Não vai votar - 2,5%

Intenção de voto para a Presidência da República (estimulada: votos válidos)

Jair Bolsonaro (PL) - 53,3%

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 46,7%

Metodologia da pesquisa

A Brasmarket realizou a pesquisa com recursos próprios. Foram entrevistados 2.400 eleitores em todo o país entre 19 e 23 de outubro, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08487/2022. Consulte o relatório completo aqui.

A pesquisa divulgada em 30 de setembro entrevistou 1,6 eleitores do país. A margem de erro era de 2,45 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro e foi registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08847/2022.

Gazeta do Povo 

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