O Blog Portal da Serra adotou como política editorial publicar os resultados de todas as sondagens registradas no TSE, para garantir que o leitor tenha acesso às diversas projeções.
Pesquisa foi feita nesta sexta-feira (28) e neste sábado (29) e tem margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos; segundo o instituto, Lula e Bolsonaro 'estão no limite dessa margem, com maior probabilidade de o petista estar à frente'. Nos votos totais, o resultado é: Lula (49%), Bolsonaro (45%), brancos/nulos (4%) e não sabem/não responderam (2%).
O Datafolha divulgou neste sábado (29) sua última pesquisa antes do segundo turno da eleição presidencial. Encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", a sondagem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48%. Os eleitores vão às urnas neste domingo (30).
A vantagem do petista caiu em relação ao último levantamento, divulgado na quinta-feira (27/10). No levantamento, Lula tinha 53%, contra 47% de Jair Bolsonaro. A oscilação ocorreu dentro da margem de erro, que para este levantamento é de 2 pontos percentuais.
A métrica dos votos válidos é a mesma adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são desconsiderados. Nos votos totais, Lula segue com 49%. O presidente Jair Bolsonaro oscilou para cima, indo de 44% para 45%. O número de pessoas que dizem votar em branco ou nulo caiu de 5% no último levantamento para 4%. Os indecisos continuam sendo 2%.
A pesquisa divulgada neste sábado está registrada no TSE sob o número BR-08297/2022. 8.320 pessoas foram entrevistadas entre sexta-feira (28/10) e este sábado, em 253 municípios das 27 unidades da Federação. O levantamento foi contratado pela empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e pelo grupo Globo, ao custo de R$ 617.974.
Segundo turno: a distância que Bolsonaro e Lula devem percorrer para a vitória
O ex-presidente Lula ficou a dois pontos percentuais de ser eleito como presidente da República no primeiro turno. O petista atingiu 48,43% da preferência do eleitorado — 57.258.115 milhões de votos —, seguido pelo presidente, que recebeu 43,20% dos votos — 51.072.345 milhões.
Tendo em vista os números alcançados no pleito, Lula precisa de pouco mais de 1,8 milhões de votos válidos para superar os 50% necessários para ser eleito, enquanto Bolsonaro precisa de mais de 8 milhões de votos para triunfar sobre o adversário e conquistar a reeleição. Os votos que irão eleger Lula ou Bolsonaro devem partir da migração dos votos de quem escolheu Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) para presidir o país.
Tebet recebeu 4,9 milhões de votos e Ciro, 3,6 milhões. A soma dos dois é o número que Bolsonaro precisaria para ganhar o segundo turno, até com uma folga a mais. Os dois candidatos anunciaram apoio a Lula no segundo turno.
Correio Braziliense
Nenhum comentário:
Postar um comentário