A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, conversou hoje com o ministro da Justiça, Flávio Dino, após ataques coordenados por uma facção criminosa no estado.
que aconteceu:
Fátima foi ao Ministério da Justiça se reunir com Dino e disse ter falado também com Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, e Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública.
A governadora disse que "várias pessoas foram feitas" e forças policiais estão mobilizadas: "Não haverá impunidade".
Outra reunião, articulada entre governo regional e federal, ocorreu às 14h30.
A governadora pediu ao Ministério da Justiça o auxílio da Força Nacional.
Quero aqui declarar todo o nosso repúdio aos inaceitáveis episódios de violência ocorridos hoje em nosso estado e declarar que todo o trabalho está sendo feito para que os criminosos sejam presos, julgados e punidos com todo o rigor da lei". Fátima Bezerra.
Os ataques. Os suspeitos atearam fogo em veículos, atiraram contra prédios públicos e entraram em confronto com a polícia em ao menos 15 municípios (veja lista abaixo). Os alvos foram bases da PM, fóruns da Justiça, sedes de prefeituras e garagens públicas.
Uma pessoa morreu e 17 foram presas, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Armas e artefatos explosivos foram apreendidos. O secretário disse que havia informação prévia sobre os ataques, mas as autoridades não conseguiram impedir a ação.
Devido aos ataques, a frota de transporte coletivo foi recolhida para as garagens. Para "permitir que a população possa realizar os deslocamentos necessários", a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana autorizou que táxis, os veículos do transporte escolar e os veículos de fretamento turístico "realizem lotação até que a operação dos ônibus retorne a normalidade".
A coleta domiciliar de lixo também foi suspensa nos bairros de Natal na noite de hoje. Amanhã, a avaliação da prestação dos serviços será feita a cada turno.
Municípios alvos de ataque:
Acari
Caicó
Campo Redondo
Cerro Corá
Jaçanã
Lajes Pintadas
Macaíba
Maracajaú
Mossoró
Natal
Parnamirim
São Gonçalo do Amarante
Santo Antônio do Salto da Onça
São Miguel do Gostoso
Tibau do Sul
UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário