A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 19 de abril de 2023

Demissão de ministro do GSI muda clima na base de Lula, e governo passa a apoiar CPI Mista dos atos antidemocráticos


As imagens de Gonçalves Dias, então chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), se movimentando no Palácio do Planalto enquanto o prédio era alvo de extremistas durante os atentados golpistas de 8 de janeiro já eram de conhecimento da Polícia Federal.

Fontes da PF confirmaram à equipe da coluna que conheciam as cenas captadas pelo circuito interno do Planalto, mas alegam que não haviam reconhecido Gonçalves Dias, que aparece vestido à paisana, caminhando pelo terceiro andar do Planalto, onde está localizado o gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por conta das imagens, reveladas pela “CNN Brasil”, Gonçalves Dias pediu demissão do cargo e será intimado a depor no âmbito da investigação dos atos golpistas de 8 de janeiro.

As imagens reveladas pelo canal mostram em diversos momentos funcionários do GSI e os extremistas circulando pelo Planalto durante os ataques golpistas que culminaram com a depredação do prédio, projetado por Oscar Niemeyer.

Em um dos momentos, um dos funcionários do GSI cumprimenta um dos invasores. Em outro, outro funcionário entrega água mineral para os vândalos.

Segundo O GLOBO, Dias havia relatado ao presidente a sua presença no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, mas não informou a dimensão da participação de seus subordinados no GSI no episódio.

O Globo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário