A informação ao seu alcance!

quarta-feira, 5 de abril de 2023

Governo Lula deve suspender implementação do novo ensino médio


Governo Lula deve suspender implementação do novo ensino médio - Após críticas de estudantes e educadores, MEC finaliza portaria que desobriga escolas de adotarem o novo sistema e elimina necessidade de adaptação do Enem a esse formato em 2024, segundo imprensa brasileira.O governo federal deve suspender a implementação do novo ensino médio após uma série de críticas de estudantes e professores, segundo reportagens publicadas pela imprensa brasileira nesta segunda-feira (03/04).

O Ministério da Educação (MEC) teria finalizado uma portaria que deve ser publicada nos próximos dias suspendendo a implementação do novo ensino médio no primeiro e segundo ano e eliminando a necessidade de adaptação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao novo modelo em 2024.

O Enem é o principal meio de acesso dos estudantes para o ensino superior público no país.

O ministro da Educação, Camilo Santana, deve assinar a portaria nos próximos dias. Ele vinha afirmando que revogar a medida por completo seria um retrocesso, mas defende ajustes no modelo.

A suspensão, a princípio, será válida durante o prazo de 90 dias de uma consulta pública em aberto sobre as mudanças, iniciada em março e que pode ser prorrogada. Além disso, o MEC ainda terá outros 30 dias para preparar um relatório.

Uma eventual revogação total das mudanças dependeria de aprovação do Congresso Nacional.

A portaria tem o apoio do Palácio do Planalto, que, segundo o jornal Folha de S. Paulo, avalia que o debate em torno do novo ensino médio vem provocando desgaste ao governo. A suspensão seria uma forma de acalmar as tensões e aplacar as críticas, além de evitar maiores danos à imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


UOL 


Nenhum comentário:

Postar um comentário